Notícias em Destaque Participação da ABTLP

WORKSHOP TÉCNICO ABTLP
TEMA: AMARRAÇÃO DE CARGAS E PREVENÇÃO DE TOMBAMENTO DE VEÍCULOS

Publicado pela ABTLP

A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP, realizou na última quarta-feira, dia 23/02, no Palácio do Transporte, um Workshop Técnico com o tema: AMARRAÇÃO DE CARGAS e PREVENÇÃO DE TOMBAMENTO DE VEÍCULO, com o Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica: Rubem Penteado de Melo.

O evento foi patrocinado pela SUATRANS e foi aberto pelo atual presidente da ABTLP, sr. José Maria Gomes, que na abertura dos trabalhos, após saudar o público presente, homenageou a figura inesquecível de Paulo de Tarso Martins Gomes, falecido em 22 de janeiro de 2017.

A proposta da ABTLP é levar aos Associados e demais envolvidos do setor, temas atuais e relevantes do transporte rodoviário de produtos perigosos.

O evento atraiu o interesse de Transportadores, Embarcadores, Associações, Concessionárias, Seguradoras, Empresas de atendimento a emergências, DER, CET, Polícia Rodoviária, etc. sendo a maioria (48%), Transportadores. O que demonstra preocupação e responsabilidade dos principais agentes envolvidos no tema proposto.

Pesquisas científicas realizadas por Rubem Penteado mostram que os acidentes não são “obra do acaso” e sim provocados, seja por falha humana, falta de treinamento, falta de sinalização, condições das estradas, etc. O importante é entender que existem meios para evitar o tombamento de caminhões e acidentes provocados pela ineficiência ou erro na amarração da carga.

Contudo, não basta entender, é necessário que os envolvidos busquem estes meios para aplicá-los em seus procedimentos, estimulando a mudança de comportamento, a quebra de paradigmas, entre outros.

Promover e incentivar a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação de novas tecnologias que assegurem a contínua eficácia e eficiência dos serviços prestados pela Setor de Transporte e Logística, este é um dos principais objetivos da ABTLP.

Agradecemos a participação de todos, especialmente à SUATRANS pelo patrocínio e aguardamos sua presença no próximo Workshop Técnico ABTLP.

Maria dos Anjos Pereira de Matos
Departamento Técnico – ABTLP

Deixe um comentário