Notícias em Destaque

Usinas produzem álcool para hospitais públicos

Publicado pela ABTLP

Entidades do setor sucroalcooleiro coordenam iniciativa.

Um dos primeiros setores a se mobilizar em ações de solidariedade para combater o avanço de casos da covid-19 no país foi o sucroalcooleiro. O segmento se articulou para conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o álcool com 70% de concentração a partir do etanol que já é fabricado nas usinas e doá-lo ao SUS e diversos órgãos públicos.

Logo após a Anvisa autorizar as indústrias sucroalcooleiras a produzirem o álcool antisséptico, em 19 de março, as usinas começaram a diluir o etanol de seus estoques e o que estava em produção. O produto, com concentração de álcool de mais de 90%, é diluído em água desmineralizada até chegar à concentração de 70%, a recomendada pelas autoridades para realizar a higienização apropriada contra o novo coronavírus. Segundo a agência, não são eficientes concentrações inferiores a esta, como 46%, nem superiores a 90%.

O Fórum Nacional Sucroenergético, que representa usinas sobretudo do Centro-Oeste, organizou as associadas para produzir e doar, até o momento, 1,6 milhão de litros de álcool 70%, enquanto a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa usinas em todo o Centro-Sul, contabilizou, até o momento, a doação de 1 milhão de litros por meio de suas associadas.

O Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), anunciou a doação de 55 mil litros de álcool 70%, que será produzido em 11 das 12 usinas do Estado, para atender à necessidade indicada pelo governo estadual.

Nas doações coordenadas pelo Fórum, alguns carregamentos estão sendo entregues diretamente a estabelecimentos, como hospitais e presídios, afirma André Rocha, presidente da organização. Em outros casos, as usinas estão realizando acordos com revendedoras de bebidas para a realização do transporte e envasamento dos produtos em frascos individuais, de 450 mililitros.

No caso das doações coordenadas pela Unica, há cargas sendo entregues até pontos indicados pelas secretarias de Saúde de cada Estado, onde ocorre o processamento industrial para a transformação em gel ou envase da solução líquida.

Para viabilizar o transporte do produto, que é altamente inflamável, a Unica fechou parceria com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP). As distribuidoras se comprometeram a doar o diesel necessário para o transporte do álcool 70% e os transportadores colocaram à disposição seus próprios veículos para o deslocamento.

“Vivemos um momento que demanda união e criamos uma verdadeira operação de guerra para superar os desafios impostos pela covid-19 e contribuir com diversos estados do país”, disse Evandro Gussi, presidente da Unica.

Várias empresas do setor estão anunciado doações nos últimos dias. A Cosan começou a realizar doações para hospitais da rede pública da Grande São Paulo, onde se concentram boa parte dos casos de coronavírus no país. E, agora, também passou a doar para hospitais e unidades de saúde de outros Estados, como Goiás, Paraná e Minas Gerais. A Raízen, sua joint venture com a Shell, destinou tambores de álcool para limpeza e higienização de prefeituras e penitenciária em São Paulo e a forças policiais paulistas e fluminenses. Até o momento, a Cosan e suas controladas doaram 380 mil litros de álcool 70%.

O grupo São Martinho, que possui quatro usinas no Centro-Sul, fechou uma parceria com a Natura &Co América Latina para fornecer gratuitamente 150 mil litros de álcool 70%, que serão processados envasados na fábrica da Avon, localizada na capital paulista, e doados para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A Copersucar, maior cooperativa de usinas do país, comprometeu-se, até agora, com a doação de 230 mil litros de álcool 70% a unidades de saúde de quatro Estados. O grupo informou que, através da Usina Santa Adélia, de Jaboticabal (SP), doará 50 mil litros à prefeitura de Santos, onde tem um terminal de exportação de açúcar.

A Atvos, braço sucroalcooleiro da Odebrecht e que está em recuperação judicial, anunciou a doação de 160 mil litros de álcool 70% para instituições de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Empresas de menor porte como Jalles Machado, Usina São João, Usina Decal, de Rio Verde (GO), e o grupo Zilor também integram a iniciativa.

Fonte: Portal Valor Econômico

Deixe um comentário