Área governamental

São Paulo terá mapa com informações sobre acidentes

Publicado pela ABTLP

são pauloO governo paulista prepara um plano de combate aos acidentes de trânsito. A meta é reduzir o total de mortos ou feridos. Entre as iniciativas está a criação de um banco de dados com todos os acidentes, a exemplo do Infocrim, que reúne informações da crimes.
Os dados estão disponíveis à população. O Infocrim é restrito a agentes de segurança.

Serão coletados de diversos órgãos, como hospitais e delegacias, e georreferenciadas (terão referências para localização por satélite). Será possível identificar os locais mais perigosos, desde trechos em estradas a cruzamentos em cidades.
Hoje, as estatísticas não são centralizadas, o que impede um diagnóstico preciso.

“Com o mapa de acidentes, o governo poderá, por exemplo, implantar sinalização em curvas perigosas, fazer obras e direcionar investimentos”, diz Julio Semeghini, secretário de Planejamento.

Também estão previstas campanhas educativas, intensificação da fiscalização e obras de infraestrutura, como a reforma de estradas.

O plano está em fase de finalização e deve receber um nome de apelo. A ideia é que a segurança no trânsito seja uma das marcas da gestão o Geraldo Alckmin (PSDB), que deve tentar a reeleição em 2014. O investimento será da ordem de R$ 50 milhões.

Segundo a Secretária da Saúde, 7.243 pessoas morreram no trânsito em 2010, último dado disponível. É mais que os homicídios de 2012.

Fonte: 23/1/2013 – Folha de S. Paulo

Deixe um comentário