Área governamental Notícias em Destaque

Radar Anticorrupção: Equipe do MInfra realiza supervisão ministerial no Porto de Belém (PA)

Publicado pela ABTLP

Visita esteve voltada para boas práticas na área de governança, gestão de risco e integridade.

Dando seguimentos aos desdobramentos do pilar “Supervisão Ministerial”, do programa Radar Anticorrupção, lançado pelo Ministério da Infraestrutura em maio do ano passado, representantes da pasta visitaram, nesta quarta-feira (5), as instalações do Porto de Belém (PA). A visita foi coordenada pela delegada da Polícia Federal e subsecretária de Governança e Integridade, Fernanda Oliveira, juntamente com integrantes da Corregedoria, da area de tecnologia, da Assessoria de Controle Interno e da Ouvidoria.

“Nosso foco esteve em boas práticas de atuação, principalmente na área de governança. A partir da visita, iremos apresentar um relatório ao ministro com um diagnóstico das vulnerabilidades e sugestões para melhorar a administração da Companhia Docas do Pará”, explicou a delegada. A visita também teve o objetivo de acessar a política de gestão de risco da empresa, buscando adequação à mesma tecnologia para gerenciamento de risco adotada pelo Ministério da Infraestrutura. Outro tema tratado foi a aprovação do Plano de Integridade da empresa para 2020.

Combate à corrupção – O Radar Anticorrupção foi lançado em maio e está sendo desenvolvido em cooperação entre o Ministério da Infraestrutura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Polícia Federal (PF). O programa tem o objetivo de aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção.

O programa é composto por cinco pilares. Entre eles, a “Supervisão Ministerial”, pilar focado em visitas in loco, análise de documentos, fluxos e processos, a fim de identificar vulnerabilidades nos órgãos vinculados ao MInfra; a “Conexão Integridade”, que envolve o compartilhamento de informações com os demais parceiros do programa; o “Profissionais do Progresso”, que regulamenta o processo de seleção e de avaliação de integridade para ocupação de cargos no ministério; o “Canal Transparência”, que estimula, por meio de campanhas permanentes, a utilização dos canais oficiais de denúncia; e o “Guia Rápido de Conduta Ética”, que promove a disseminação de boas práticas e orienta o comportamento dos servidores.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário