Informativos ABTLP Modificações nas Leis

PROJETO DE LEI PROPÕE ISENÇÃO DA CIDE NOS DERIVADOS DE PETRÓLEO PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

PROJETO DE LEI PROPÕE ISENÇÃO DA CIDE NOS DERIVADOS DE PETRÓLEO PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

De autoria do deputado Renzo Braz, do PP de Minas Gerais, PL reconhece a importância do transporte rodoviário para a economia e os custos das transportadoras com combustíveis e lubrificantes.

Uma proposta do deputado Renzo Braz, do PP de Minas Gerais, prevê a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para produtos de petróleo e seus derivados, nacionais ou importados.

Na prática, o Projeto de Lei 6548/13 isenta os produtos derivados do petróleo da contribuição, alegando que a Cide, criada por força da Lei 10.336/01, ainda em vigor, pode voltar a ser cobrada a qualquer momento pelo governo.

“Um dos principais itens de custo das empresas de transportes é o combustível utilizado para realizar essa movimentação de carga, que corresponde de 33% a 40% do frete. Pretendemos reduzir essa pesada despesa da planilha de custos do setor”, diz o parlamentar criador da proposta.

Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil

Deixe um comentário