Notícias em Destaque

PROGRAMA CAMINHOS PARA A CIDADANIA REALIZOU 207 OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA EDUCADORES DE 36 CIDADES ÀS MARGENS DA VIA DUTRA

Publicado pela ABTLP

Por meio da CCR NovaDutra, 5.500 professores participaram de oficinas pedagógicas sobre educação no trânsito, cidadania e meio ambiente em 2016

Em 2016, o Programa Caminhos para a Cidadania realizou 207 oficinas de capacitação para os professores de 4º e 5º anos de escolas municipais das 36 cidades localizadas às margens da via Dutra. O programa promovido desde o ano de 2005 pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, já formou mais de 1 milhão de alunos e de 37 mil professores no eixo da rodovia.

As oficinas pedagógicas foram realizadas com o objetivo de capacitar e reciclar os educadores com conceitos sobre educação no trânsito, cidadania e meio ambiente, para a inclusão no conteúdo programático das matérias de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.

oficina para educadores - divulgacao CCR NovaDutra

Os conteúdos das oficinas e os materiais didáticos são atualizados constantemente, para que os professores consigam levar para sala de aula, de forma lúdica, atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos mais conscientes”, ressalta a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.

Educação no Trânsito
Além das aulas em sala, as crianças participaram de atividades complementares. Em 2016, foram realizadas seis blitze educativas, nas quais os pequenos interagiram com os motoristas, o que proporcionou uma vivência real do trânsito. Em 2016, as edições da ação aconteceram nos municípios de Seropédica e Volta Redonda, no trecho fluminense, e nas cidades de São José dos Campos e Roseira, no trecho paulista.

Já a campanha Cidadania na Estrada permite que os alunos levem mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito aos motoristas, por meio de cartas distribuídas nas praças de pedágio. Durante a Semana Nacional do Trânsito de 2016, foram distribuídas 30 mil cartinhas aos usuários da via Dutra, escritas de próprio punho pelos participantes do Caminhos para a Cidadania.

Meio Ambiente
Por meio do espetáculo ‘Cadê o amor que estava aqui? ’produzido pela companhia de teatro CIAVIP Produções Culturais, foram realizadas 59 apresentações teatrais para alunos dos 36 municípios lindeiros à via Dutra, onde as crianças foram conscientizadas sobre a importância de um mundo melhor.

Além disso, mais de 21 mil cartinhas da campanha ‘Arte na Estrada’, produzidas pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 11 anos, foram entregues aos motoristas na praça de pedágio no mês de dezembro. O objetivo foi reforçar, por meio de mensagens, a importância da preservação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CCR NovaDutra

Deixe um comentário