Notícias em Destaque

Produção de petróleo no Brasil recua em fevereiro após bater recorde em janeiro, diz ANP

Publicado pela ABTLP

Produção somou 2,97 milhões de barris por dia (bpd) em fevereiro, um recuo de 6,2% na comparação com janeiro.

A produção de petróleo do Brasil somou 2,97 milhões de barris por dia (bpd) em fevereiro, um recuo de 6,2% ante recorde registrado em janeiro, mas ainda uma alta de cerca de 19% em relação ao mesmo mês de 2019, apontaram dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em seu site.

A retração ante o mês anterior ocorre em um momento em que a Petrobras, maior produtora do Brasil, anunciou que iria começar a intensificar paradas programadas em plataformas de produção de óleo e gás previstas para o primeiro semestre desse ano.

Em fevereiro, a Petrobras passou ainda por uma greve de petroleiros que durou cerca de 20 dias, mas que a empresa informou não ter tido efeitos em sua produção.

Já a produção de petróleo e gás do Brasil em fevereiro foi de 3,79 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), após ter ultrapassado em janeiro a casa dos 4 milhões de boe/d. Na comparação com fevereiro de 2019 houve uma alta de 19%.

Considerando somente gás natural, a produção em fevereiro somou 129,81 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, um recuo ante o recorde de 138,75 milhões de m3/d de janeiro e uma alta contra os 110,15 milhões de m3/d de fevereiro de 2019.

Do total de petróleo produzido pelo país, a Petrobras como concessionária respondeu por 2,14 milhões de bpd, segundo dados do Painel Dinâmico da ANP, em comparação a 2,32 milhões de bpd no mês anterior e 1,8 milhão de bpd em fevereiro do ano passado.

Apesar do recuo ante o mês anterior, a Petrobras informou anteriormente ter exportado um volume recorde de petróleo em fevereiro, superando o patamar de 690 mil barris por dia, apesar da pandemia de coronavírus, que já vinha ameaçado a demanda global pela commodity.

Já a Shell, segunda produtora no país, respondeu pela produção de 377,5 mil bpd no mês passado, ante 392,13 mil bpd em janeiro e 340,19 mil bpd em fevereiro de 2019.

Fonte: G1

Deixe um comentário