Área governamental Informativos ABTLP

Porto de Cabedelo é o primeiro do país a ter 100% das suas áreas regularizadas

Publicado pela ABTLP

Contrato de cessão foi assinado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Companhia Docas da Paraíba, responsável pela administração do terminal

Ação do Governo Federal, por meio dos ministérios da Infraestrutura e da Economia, permitiu a primeira regularização de 100% das áreas do Porto de Cabedelo, administrado pela Companhia Docas da Paraíba. Com o processo, os valores arrecadados serão reinvestidos no próprio porto, que em 2021 movimentou 1.319.129 milhão de toneladas de gêneros como combustíveis, grãos e petcoke (produto sólido resultante da destilação do petróleo).

O processo de regularização das áreas da poligonal do Porto de Cabedelo foi iniciado em 2004 e priorizado nos últimos anos. É um processo histórico que durou quase 20 anos, e que envolve uma área de quase 300.000m², movimentando 1,3 milhão de toneladas/ano. Com a cessão, o estado da Paraíba recebe da União um investimento de mais de R$ 140 milhões para promover melhorias na infraestrutura do porto, aumentando o fluxo de exportações e qualificando a área para receber cruzeiros.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário