Informativos ABTLP

Por baixo fluxo, CET suspende faixas reversíveis em São Paulo

Publicado pela ABTLP

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) suspende a partir de hoje a operação de montagem de todas as faixas reversíveis em São Paulo. A medida foi adotada por conta do baixo fluxo de veículos na capital desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Em nota, a CET informou que a desativação das faixas pode ser revertida a qualquer momento, de acordo com as mudanças no tráfego de veículos em São Paulo. “Caso necessário, a montagem poderá ser retomada imediatamente”, explicou.

As faixas reversíveis são usadas na capital paulista desde 1986 para aumentar a capacidade de fluxo das vias. Na prática, é uma inversão do sentido de circulação de uma ou mais faixas para atender o sentido de maior demanda.

Na Av. Radial Leste (foto acima), por exemplo, uma das principais vias da cidade, as faixas reversíveis operam de manhã e à tarde, das 6h às 8h30 (bairro-Centro) e das 16h às 19h30 (Centro-bairro).

Outras mudanças no trânsito
Na semana passada, o rodízio municipal de veículos já havia sido suspenso para veículos de passeio pelo mesmo motivo, por determinação do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP). A medida exclui os veículos pesados, como caminhões.

O tucano também liberou, desde o último dia 19, a circulação dos veículos de carga das categorias: transporte de produtos alimentares perecíveis; caminhões do segmento de feiras livres; transporte de materiais imunológicos, vacinas e kits de sorologia; e veículos urbanos de carga (VUCs). O objetivo é garantir o abastecimento na capital paulista.

Para o restante dos veículos pesados, as demais limitações de circulação — Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) — seguem valendo.

A Zona Azul e a proibição da circulação de veículos de passeio em corredores e faixas exclusivas de ônibus também continuam em vigor.

Fonte: UOL

Deixe um comentário