Notícias em Destaque

Polícia prende três suspeitos de tentar furtar combustível em duto de Itaquaquecetuba

Publicado pela ABTLP

Três homens foram presos em flagrante ao tentar furtar combustível de dutos da Transpetro, em Itaquaquecetuba, no último dia 13. Havia um quarto suspeito, conseguiu fugir.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima e foi até o imóvel, localizado no Jardim Tropical. Lá, a equipe cercou o terreno onde ficam três casas. O túnel para chegar até o duto foi feito onde seria a cozinha de uma delas. A passagem tinha cerca de 3,5 metros e não tinha escoramento, mas contava com iluminação e uma escada. A equipe chegou enquanto os suspeitos escavavam. A terra retirada do buraco era ensacada, para depois ser descartada. Segundo a Polícia, a casa foi alugada pela quadrilha.

William Souza, de 26 anos, Danilo Macedo de Oliveira, de 23 anos, e João Gustavo de Carvalho, de 26 anos, foram presos em flagrante. O imóvel já tinha sido utilizado para a prática do mesmo crime. “Há mais ou menos uns dois anos, fomos informados também que estavam praticando o furto de combustível neste local. Como da outra vez eles conseguiram se evadir pelo córrego, dessa vez fizemos um certo com todas as equipes da 2ª Cia, onde fechamos a parte da frente e do córrego. Mas eles tentaram fugir”, diz. O imóvel alugado pelos suspeitos fica ao lado do terreno por onde passam os dutos. O quarto suspeito, que conseguiu fugir, cavou um buraco pequeno a cerca de seis metros da entrada para usar como rota de fuga.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que chegou a ser acionada pelo Corpo de Bombeiros para ir até o local, mas depois o chamado foi cancelado por não haver vazamento.

Em nota, a Transpetro informou que identificou a tentativa de furto de combustível em oleoduto no bairro Jardim Tropical, em Itaquaquecetuba (SP), e que esse crime foi frustrado pela Polícia Militar.

“Equipes da companhia foram imediatamente para o local e isolaram a área. Não houve vazamento e uma equipe de manutenção está avaliando se houve dano ao duto, que transportava nafta no momento. Todas as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade estão sendo adotadas, e que colabora com as investigações”, trouxe a nota enviada ao G1.

Os suspeitos e a dona do imóvel foram levados ao DP Central de Itaquaquecetuba, que vai conduzir as investigações. A dona do imóvel foi ouvida e liberada pela polícia.

“Os três estão sendo presos em flagrante pelo crime de tentativa de furto qualificado, cuja pena é de dois a oito anos. Agora os próximos passos são encaminhar eles para audiência de custódia. As investigações continuam, porque é sabido que um crime desse tipo, em regra, trata de uma quadrilha, organização criminosa, com eventuais outros participantes”, diz o delegado Eliardo Jordão.

Fonte: G1

Deixe um comentário