Notícias em Destaque

PIB do transporte cai 2,4% no primeiro trimestre de 2020

Publicado pela ABTLP

Análise da CNT mostra que o setor foi diretamente afetado pela pandemia do novo coronavírus e pelo distanciamento social.

O PIB (Produto Interno Bruto) gerado pelo setor de transporte foi afetado fortemente pela pandemia da covid-19 e pelo distanciamento social e caiu 2,4% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o último trimestre do ano anterior. De acordo com a CNT, a queda foi mais intensa do que a média da economia, que encolheu 1,5% na mesma base de comparação. Na confrontação com o primeiro trimestre de 2019, a retração do PIB do transporte foi de 1,6%, ante o encolhimento de 0,3% da economia como um todo naquele ano (Gráficos 1 e 2).

Conforme registrado no Boletim Conjuntura do Transporte, publicado pela CNT em 18 de maio, antes da pandemia do novo coronavírus, a economia brasileira – com investimentos em queda, elevada ociosidade da mão de obra e de máquinas e equipamentos e enfrentando problemas no setor externo – já dava sinais de dificuldades de recuperar os prejuízos da recessão de 2014-2016.

Para o ano de 2020 como um todo, o setor de transporte tende a ser um dos segmentos mais afetados nessa crise, com forte redução na comparação com o ano anterior.

Deixe um comentário