Informativos ABTLP

Petróleo Real: dados parciais do Inmetro mostram fiscalização de mais de 200 bicos injetores de combustíveis no DF

Publicado pela ABTLP

Sob a coordenação do MJSP, operação teve o reforço de equipes do Inmetro, do Ipem-SP e do Ipem-MG

Terminou nessa sexta-feira (12/8) a segunda edição da operação Petróleo Real, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Distrito Federal (DF). O Inmetro participou da operação por meio da sua Superintendência em Goiás (Surgo), que também atua no DF, e dos órgãos delegados (Ipem) dos estados de São Paulo e Minas Gerais, que reforçaram as atividades.

Na capital federal e no seu entorno o objetivo foi fiscalizar 90 postos de combustíveis verificando a qualidade da gasolina e do etanol, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento e bicos injetores, inclusive na identificação de fraudes eletrônicas, que burlam a quantidade de combustível realmente entregue ao consumidor, e a transparência na divulgação de preços aos clientes.

Em levantamento parcial do Inmetro, do início da operação (10/8) até sexta-feira (12/8) os fiscais da Surgo, do Ipem-SP e do Ipem-MG fiscalizaram mais de 200 bicos injetores de combustíveis – mais de 20 foram reprovados e mais de 180 passaram pelos testes realizados pelas equipes.

Na operação, policiais e representantes dos órgãos de controle também verificaram o cumprimento de normas trabalhistas, ambientais, tributárias e de segurança, além de averiguar possíveis infrações administrativas e criminais como, por exemplo, a formação de cartel – acordo entre empresas que buscam controlar o mercado, determinando preços e limitando a concorrência.

Participantes
A iniciativa da Operação Petróleo Real é da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP) em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP). Além do Inmetro, outras nove instituições participam, como Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF), Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (auditores fiscais da Receita do DF), Proteção de Defesa do Consumidor (PROCON); Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho/MTP (auditores fiscais do trabalho); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Instituto Brasília Ambiental (IBRAM); além do Cade e da PF.

Fonte: INMETRO

Deixe um comentário