Informativos ABTLP Mais Notícias

País se mobiliza para a Semana Nacional de Trânsito 2019

Publicado pela ABTLP

Com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’, iniciativa reúne poder público e sociedade para a promoção de ações que valorizem a vida e a segurança no trânsito

Começou na quarta-feira (18), em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro. A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana será celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

Ela começou em maio deste ano e seguirá até abril de 2020. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo. Em junho, as campanhas valorizaram as faixas para pedestres e o sinal de vida. Em julho, as iniciativas foram voltadas para a prevenção durante o período das férias escolares, e em agosto, o objetivo foi educar sobre o uso do celular por pedestres, ciclistas e de condutores. No último dia 12, o Denatran lançou a Campanha Nacional do Trânsito, que ao longo de todo o ano, será veiculada por meio de outdoors, bussdoors, cartazes e redes sociais com temas específicos para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário