Área governamental Informativos ABTLP

OBRAS PARA ESTACIONAMENTO DE CAMINHÕES NO PORTO DE SANTOS TERÁ INÍCIO EM 2015

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

OBRAS PARA ESTACIONAMENTO DE CAMINHÕES NO PORTO DE SANTOS TERÁ INÍCIO EM 2015

Até o final do próximo semestre, o terreno da Alemoa, em Santos, doado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deve entrar em obras e, assim, definitivamente se tornar um estacionamento rotativo para caminhões.

Foi o que afirmou o diretor de Planejamento Estratégico e Controle da estatal, Luis Cláudio Santana Montenegro, ontem, durante sua participação na 12ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizado no Parque Balneário Hotel, na Cidade.

Montenegro foi um dos debatedores no painel Desafios e Soluções de Infraestrutura do Porto de Santos. O projeto para a área na Alemoa, que está à disposição da Codesp desde o ano passado, é para acolher parte dos caminhões que vêm ao Porto diariamente. Quando os veículos chegam fora do horário agendado, acabam formando filas, causando transtornos à população.

A Codesp ainda estuda o que fará com o terreno. A análise deve ser concluída em janeiro. A estatal planeja utilizar o lote para armazenagem de cargas e como suporte às operações ferroviárias, além de usá-lo para o estacionamento rotativo, “Esses três projetos são antigos. O que nós (a Codesp) estamos fazendo agora é organizar essas ideias, enxergando qual o máximo de potencial de utilização dessa área”, explica Montenegro.

Dar solução ao problema das filas de caminhões na Cidade é a prioridade, segundo o diretor. Inicialmente, a área deverá abrigar cerca de mil caminhões, o equivalente a mais de 50% do total de veículos de carga que chegam a Santos todos os dias.

“O ideal seria ofertar duas mil vagas para amparar os veículos que ficam em Santos aguardando carga e descarga. Talvez a gente absorva mais do que a metade nesse primeiro momento. Mas já estamos pensando em como vamos associar outros projetos, inclusive privados, para complementar essa oferta de vagas”, ressalta.

Com a conclusão do estudo em janeiro, a Codesp prevê começar os processos burocráticos e dar início às obras no terreno ainda no primeiro semestre do ano que vem. A intenção é transformar a área em um local de comodidade ao caminhoneiro.

O estacionamento contará com banheiros, refeitório e equipamentos de segurança, para que o motorista possa aguardar nele até o momento de ir para o terminal. Ainda não está definido o modelo de exploração da área, se será administrada pela estatal ou será licitada à iniciativa privada. “Esse será o nosso último passo. Mas não é o nosso foco administrar áreas de estacionamento. Podemos também fazer uma parceria público-privado, estamos pensando no modelo ainda”, afirmou Montenegro.

Deixe um comentário