Informativos ABTLP

O IAEmp, INDICADOR DA FGV QUE MEDE TENDÊNCIA DE EMPREGO, AVANÇA EM JULHO E APONTA RECUPERAÇÃO GRADUAL COM A SEGUNDA ALTA CONSECUTIVA DO ÍNDICE

Publicado pela ABTLP

O ICD também revela que os consumidores têm enxergado o mercado de trabalho de forma um pouco mais favorável

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, indica uma recuperação gradual do mercado de trabalho, de acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nesta terça-feira (6).

O IAEmp avançou 0,4 ponto em julho, chegando a 87,0 pontos, registrando a segunda alta consecutiva do índice, algo que não acontecia desde o início de 2018.

Rodolpho Tobler, economista da FGV, disse em nota que a alta de 1,2 pontos registrada no bimestre ainda é tímida diante das perdas de 15,3 pontos registradas de janeiro a maio, e que o cenário de recuperação deve persistir em ritmo gradual nos próximos meses.

O Indicador Coincidente de Emprego (ICD), responsável por captar a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, caiu 2,0 pontos em julho, indo para 92,6 pontos. O comportamento do ICD é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número registrado, melhor o resultado, o que significa que essa queda é uma boa notícia.

Tobler também afirmou que a melhora do ICD mostra que os consumidores têm enxergado o mercado de trabalho de forma um pouco mais favorável que nos últimos meses.

Fonte: G1

Deixe um comentário