Informativos ABTLP Mais Notícias

O DIESEL BRASILEIRO É CARO?

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

Existe um sentimento generalizado de que o diesel brasileiro, principal insumo do setor de transporte rodoviário de cargas, é caro, devido ao excesso de tributos. No entanto, um levantamento de dados sobre o assunto confirma apenas parcialmente tal crença.

De acordo com estudo da Petrobrás levando em conta preços do diesel para as principais capitais, entre 15 e 21 de maio de 2016, o preço de realização do produto corresponde a 54% do preço (gráfico). Somando-se mais 7% do biodiesel (adicionado na proporção de 7% da mistura), chega-se a 61%. A tributação é de 23%, sendo 15% de ICMS e 8% do PIS/PASEP, CIDE e CONFINS. Restam ainda 16% para cobrir a margem de distribuição e revenda.

Composição do preço ao consumidor (Fonte: Petrobrás)
composicao do preco do diesel ao consumidor

Quando se compara o preço em dólares com o de outros países (gráfico), constata-se que o preço brasileiro é aproximadamente o mesmo do Canadá, sendo superior aos do Chile e Estados Unidos. É inferior ao dos países da Europa, Argentina, Uruguai e Japão.

Preço do diesel: Brasil x Outros países em 2015 (Fonte: Petrobrás)
preco do diesel - brasil x outros paises em 2015

Neuto Gonçalves dos Reis
Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.

Fonte: NTC&Logística

Deixe um comentário