Informativos ABTLP Modificações nas Leis

NORMA EURO V ELEVOU CUSTOS DO TRANSPORTE

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

NORMA EURO V ELEVOU CUSTOS DO TRANSPORTE
Pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC em 113 empresas de transporte de cargas, constatou que mais de dois anos e meio após a introdução da Norma Proconve-7 no Brasil a economia de combustível trazida pelos novos motores, inexiste na pratica ou então é muito pequena, conforme demonstrado no gráfico que segue.

grafico 1

A economia não foi suficiente para compensar os aumentos trazidos pelas elevações dos preços dos caminhões e do óleo diesel com menos teor de enxofre além da introdução do Arla 32, para 96,5% das empresas pesquisadas.

grafico 2

Para a grande maioria das empresas pesquisadas o preço do Arla 32 é alto.

grafico 3

Segundo as pesquisas somente 8% das empresas pretendem desabilitar o Arla 32 embora cerca de 35% tem conhecimento de algum tipo de ação para desabilitar o sistema.

grafico 4

As transportadoras pesquisadas demonstraram pouco interesse pelo uso de combustíveis alternativos, já testaram o GNV e o Biodiesel. Acreditam na possibilidade de um combustível alternativo substituir o diesel nos próximos dez anos.

grafico 5

Esta informação é parcial da pesquisa realizada pelo DECOPE/NTC & Logistica, e a matéria completa escrita por Neuto Gonçalves dos Reis, encontrasse disponível AQUI.