Área governamental

Multas para caminhões são as que mais crescem em São Paulo

Publicado pela ABTLP

caminhões na estradaEnquanto as multas mais comuns aos carros e motos caíram em 2012 em São Paulo, os caminhões puxaram a alta de 4,7% do total de autuações em relação ao ano anterior.

Esse total de multas no ano passado chegou a quase 10 milhões. Dessas, 400 mil são referentes a infrações exclusivamente praticadas por caminhões -como o desrespeito às restrições a esses veículos.

Apesar do crescimento total, apenas 3 dos 12 tipos de multas divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tiveram alta.

Dois deles estão relacionados aos caminhões: veículos de carga em horário ou local proibidos (aumento de 38,6%) e deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (acréscimo de 25%).

A CET não detalha em seu balanço o tipo de veículo multado, mas no desrespeito à faixa estão incluídos principalmente caminhões que violam a sinalização exigindo que se mantenha à direita.

No ano passado, foram finalizadas as iniciativas da gestão Gilberto Kassab (PSD) para restringir o tráfego de caminhões na cidade.

A primeira delas foi a proibição na marginal Pinheiros, em 2010. Em março passado, foi a vez da marginal Tietê.

O objetivo foi tirar esses veículos da cidade com a abertura do trecho sul do Rodoanel. Caminhoneiros protestaram e fizeram uma greve que afetou o abastecimento de combustíveis na cidade.

O terceiro item que subiu foi a invasão à faixa exclusiva de ônibus, com 2,5% -esta mais comum entre outros veículos.

Há um quarto grupo de infrações que também cresceu. No entanto, a CET inclui nele uma variedade de causas, como: falta de seta, conversões proibidas, transitar na contramão e desrespeitar a preferência do pedestre – sem especificar os números.

Dois desses itens -desrespeito ao pedestre e falta de seta- fazem parte da campanha de proteção ao pedestre lançada pela gestão Kassab. “Eram infrações não fiscalizadas e que passaram a ser alvo dos agentes”, diz Sergio Ejzenberg, consultor de trânsito.

QUEDA
Apesar de os caminhões puxarem a alta, as autuações de carros e motos -que formam uma frota maior-ainda são as mais comuns na cidade.

As multas por desrespeito à velocidade, que caíram 3,9% em relação a 2011, continuam sendo a principal infração -quase um terço do total.

Porém, segundo avaliação da CET, “os motoristas estão se comportando melhor no trânsito”, já que, além da velocidade, também caíram as multas por desrespeito ao rodízio.

Para o consultor Horácio Figueira, isso não quer dizer que o respeito aumentou. “Pode ser que motorista já saiba onde os radares estão e freie antes.”

Sobre o crescimento das multas, a CET diz que os radares foram aprimorados nos últimos anos, o que permitiu mais qualidade de imagens e menor descarte das autuações.

Fonte: 15/1/2013 – Folha de S. Paulo

Deixe um comentário