Área governamental Informativos ABTLP

MInfra entrega pavimentação da BR-154 em Minas Gerais

Publicado pela ABTLP

Trecho de 50,8 quilômetros, entre Ituiutaba e Crucilândia, irá facilitar a ligação entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.

A espera acabou. Após 50 anos de expectativa, o Governo Federal entregou nesta sexta-feira (27), 50,8 quilômetros de pista pavimentada na BR-154, entre os municípios de Ituiutaba e Crucilândia, no estado de Minas Gerais. A obra vai beneficiar moradores da região e os setores de pecuária e agricultura. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Santos Filho, comemoraram a conclusão da pavimentação, que irá impulsionar o escoamento de produtos da região.

“Hoje entregamos mais um trecho de uma importante obra localizada no estado de Minas Gerais. Quando iniciamos a obra, a estrada era de terra e sabemos que uma rodovia como a BR-154 não poderia ser esquecida no governo do presidente Jair Bolsonaro. Priorizamos e estamos a entregando para a população”, destacou o ministro.

A rodovia, localizada no Triângulo Mineiro, une diretamente a BR-365/MG e a BR-364/MG, ligação do Centro-Oeste ao Sudeste do Brasil. A nova pista pavimentada proporciona melhores condições de trafegabilidade aos usuários e promove o escoamento dos produtos provenientes das indústrias de cana-de-açúcar e de álcool, agropecuária e agricultura daquela região.

Para a implantação de 50,8 quilômetros, as equipes do DNIT realizaram serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal, instalação de dispositivos de segurança, além da construção de quatro pontes na região. O investimento total na obra é de R$ 84 milhões.

Com a pavimentação da BR-154/MG, os municípios de Ituiutaba, Campina Verde, Gurinhatã e o povoado de Bastos recebem melhorias em vários setores, como segurança, saúde, transporte e lazer, inclusive diminuindo o tempo da viagem entre as cidades. O ministro Freitas e o diretor-geral do DNIT também visitaram as obras de implantação da Trincheira do Taiaman, na BR-365/MG, na travessia urbana de Uberlândia. O empreendimento conta com 73% dos serviços concluídos. A previsão é que a trincheira seja entregue em junho de 2021.

Além disso, Tarcísio também visitou o Trevo de Xapetuba, obra que foi iniciada em agosto deste ano pela Ecovias do Cerrado, concessionaria que administra a via. O empreedimento facilitará o acesso à BR-365 para quem trafega pela BR-452, em Minas Gerais, e faz parte do contrato de concessão do Governo Federal. A obra já gerou cerca de 1.200 empregos e 300 novos postos de trabalho com os centros de atendimento. A previsão é que todo o trecho do trevo seja entregue em janeiro de 2021.

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA – Durante a agenda no estado, Tarcísio de Freitas vistoriou ainda as obras de modernização do Aeroporto de Uberlândia. O terminal, que tem 85 anos de idade, serve a mais de 2 milhões de passageiros por ano. O aeroporto passa por obras de ampliação do terminal de passageiros, com investimentos de R$ 50 milhões.

Com a obra, a capacidade de passageiros vai passar para 3 milhões por ano. O aeroporto está situado em uma das principais regiões de Minas Gerais, onde a indústria, agropecuária, comércio e o setor de serviços se destacam, já que Uberlândia é considerada um dos maiores polos de Logística da América Latina. Em 2022, está prevista a concessão do aeródromo de Uberlândia, durante a 7ª rodada, junto com o Santos Dumont/RJ e os aeroportos de Uberaba/MG, Montes Claros/MG e Jacarepaguá/RJ.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário