Área governamental Informativos ABTLP

Ibama multa hipermercado em R$ 12,5 milhões por vazamento de óleo em Santos

Publicado pela ABTLP

Um auto de infração no valor de R$ 12,5 milhões foi aplicado ao hipermercado Carrefour, em decorrência de vazamento de óleo diesel no Canal 6, em Santos, com alto teor de enxofre. A multa, com agravantes, foi dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na segunda-feira (10), após operação conjunta com órgãos estaduais e municipais.

Moradores do bairro de Aparecida relataram um forte odor na madrugada da última terça-feira (4) e uma mancha de cor avermelhada foi identificada na água. Para descobrir a origem e a espécie do produto, bocas de lobo foram abertas e, então, foi constatado o vazamento de óleo diesel S500 da mangueira do estabelecimento que se soltou do tanque de abastecimento de um gerador fora de conservação.

A abertura das galerias também evitou que a substância ficasse confinada, o que poderia causar uma explosão. O diesel chegou a ecoar na praia. Por isso, de imediato, barreiras absorventes foram colocadas no canal, para que as praias não fossem prejudicadas. Cerca de 8 mil litros de água foram jogados no canal para auxiliar na limpeza.

O valor da multa foi definido com base no Art. 62 do Decreto Federal nº 6.514 de 22 de julho de 2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente relativas à poluição e outras violações. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também multará o estabelecimento.

Fonte: IBAMA

Deixe um comentário