Área governamental Informativos ABTLP

Governo Federal e estados preparam logística para distribuir 10 milhões de kits de teste rápido

Publicado pela ABTLP

O Governo Federal começou a discutir o planejamento logístico para distribuir 10 milhões de kits de teste rápido para o Corona Vírus junto a estados. O assunto foi tema da 2ª reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Transporte, coordenada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Ministério da Infraestrutura), nesta segunda-feira (23). A reunião por videoconferência contou com a participação de 26 representantes de estados e do Distrito Federal (Sergipe não participou), além da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O Governo estima receber cinco milhões de testes adquiridos pelo Ministério da Saúde e outros cinco milhões que serão doados pela Vale. O ministro Tarcísio reforçou a importância de contar com uma malha aérea funcionando para que a distribuição ocorra em todas as regiões.
“Por isso a importância de mantermos os aeroportos em funcionamento e linhas aéreas disponíveis para os estados, mesmo com a demanda reduzida. O Brasil já conta com um déficit na balança comercial do setor de saúde e boa parte da distribuição de remédios, vacinas, insumos e equipamentos hospitalares é feita nos porões da aviação comercial”, reforçou Tarcísio.

ANAC – Em reunião anterior nesta segunda, Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e companhias áreas acertaram um planejamento para as próximas semanas. A ideia é garantir, mesmo com a redução drástica nos voos, que todos os estados continuem servidos por linhas aéreas.

Caminhoneiros – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu uma atenção especial dos estados para garantir a livre circulação de linhas privadas que transportam trabalhadores do agronegócio entre as regiões. Ela também reforçou a importância de manter os corredores de escoamento operando. “A gente tem uma preocupação com os caminhoneiros, que são fundamentais para o agronegócio. Nós não conseguimos rodar sem eles. Nossa preocupação é que eles tenham pontos para abastecer, para comer, postos que possam atender quem tiver problemas de saúde. O Ministério da Agricultura é parceiro, e estamos juntos nisso”.

Transporte Rodoviário de Passageiros – Para o alinhamento das ações no transporte rodoviário de passageiros, o ministro Tarcísio colocou à disposição dos secretários uma minuta de regulamentação do serviço e de possíveis restrições ao transporte interestadual, com ressalvas ao transporte semiurbano e prevendo períodos de adaptação. O assunto deve ser deliberado até a próxima reunião do conselho, nesta quinta (26/03).

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário