Informativos ABTLP

Detran/PR alerta sobre venda de CNH falsa

Publicado pela ABTLP

No início desse mês, funcionários do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) desconfiaram da autenticidade de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentada para renovação por um usuário no atendimento em Curitiba. Após constatada a irregularidade, policiais da Assessoria Militar do Detran o encaminharam para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

“A capacitação dos nossos colaboradores e o investimento em novas tecnologias tem nos auxiliado em situações como esta. Infelizmente a prática de vendas de CNH falsa ainda é muito ativa no país”, disse o diretor-geral da autarquia, Wagner Mesquita.
“Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que a única maneira de se obter uma CNH é realizar os procedimentos legais em uma autoescola e fazer as provas no Detran”.

Golpe
O golpe é aplicado por quadrilhas que oferecem a CNH por um valor maior, entre R$ 3 mil e R$ 7 mil, porém sem a necessidade de cumprir os requisitos de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), facilitando a emissão do documento sem passar pelo processo obrigatório.
A prática para “burlar” o processo ainda é bastante ativa no Estado. Segundo dados da Assessoria Militar do Detran, em 2019 houve cinco casos de cidadãos que compareceram ao órgão com a CNH falsa.

Os golpistas estão cada vez mais audaciosos, publicando a venda do documento em redes sociais e aplicativos. Os documentos são muito próximos dos originais, chegando a possuir até mesmo um QRCode. Porém, os documentos falsos não são impressos em papel moeda e não possuem as diversas camadas de segurança, como os originais.

Processo de primeira habilitação
Portanto, o Detran/PR orienta que o processo de 1º habilitação deve seguir as etapas obrigatórias para a obtenção do documento, como as aulas e provas teórica, prática, e exames médicos e psicológicos, que são essenciais para a formação de um condutor. Todos seguidos do auxílio e preparação de um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado junto ao departamento.

Para denunciar qualquer irregularidade ou crimes relacionados a veículos ou documentos de trânsito no Paraná, ligue para 0800 643 73 73.

Fonte: Portal do Trânsito

Deixe um comentário