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De olho no trem-bala, asiáticas formam corredor no interior de SP

Publicado pela ABTLP

interior de spEmpresas japonesas, sul-coreanas e chinesas têm ampliado a presença em São Paulo nos últimos cinco anos e já formam um “corredor” asiático no interior, em especial nos setores automotivo e de máquinas.

Com a chegada dessas empresas, cidades como Americana e Santa Bárbara d’Oeste experimentam mudanças no ambiente de negócios.
Os grupos asiáticos que optaram pelo interior paulista associam as decisões de investimento à perspectiva de avanços na infraestrutura logística no país e na região.

Reforçam a escolha os projetos de ampliação do aeroporto de Viracopos e de construção do trem-bala, que deve ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro até 2019.

“A região já tinha antecedentes, como a Samsung [em Campinas], e também recebe investimentos de outros países, mas houve notável aprofundamento da presença de asiáticos”, diz Margarida Kalemkarian, analista da Fundação Seade.

Segundo a Investe São Paulo, que acompanha anúncios de investimentos no Estado desde 2008, mais da metade dos R$ 15,3 bilhões em aportes nos últimos quatro anos foi de empresas asiáticas.

Ao menos 15 indústrias anunciaram R$ 7,9 bilhões (51% do total) para a região.

O número é maior se consideradas empresas fornecedoras que chegam para abastecer a produção das outras.

Em Piracicaba, por exemplo, a Hyundai trouxe nove fornecedoras sul-coreanas. “A vinda de uma empresa asiática gera efeito cascata na atração de outras”, diz José Antonio de Godoy, secretário de Governo de Piracicaba. Capacitação – Para Luiz Carlos Martins, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, a região tem buscado capacitação para atrair mais investimentos. “Até 2007, era inimaginável sermos procurados por empresas asiáticas.”

A cidade recebeu as coreanas Doosan (máquinas) e Dabo (metalurgia), com aportes que superam R$ 200 milhões. As japonesas Denso e TRBR (metalurgia) iniciaram negociação para se instalar em Santa Bárbara d’Oeste em 2007. “O ambiente geral de negócios está melhor, mas esse crescimento de asiáticos é uma surpresa nesta década”, diz Rogério Bosco, secretário de Desenvolvimento Econômico na última gestão.

Empresário vê boa perspectiva para logística da região – A tendência de crescimento da infraestrutura no interior paulista “é evidente”, na avaliação de Donghoon Lee, presidente da sul-coreana Doosan Infracore South America.

Em consequência, afirma, virá o aquecimento do mercado e a “garantida agilidade logística para abastecer todo o Brasil”.
“Certas regiões do interior paulista são altamente desenvolvidas e é possível encontrar mão de obra qualificada e tecnologia de ponta”, disse o executivo da fabricante de equipamentos, que instalou unidade em Americana.

A também sul-coreana Samsung, que iniciou operações em Campinas em 2004, escolheu a região pela “facilidade no escoamento da produção”. Em nota, a empresa disse que os investimentos anunciados em infraestrutura “darão mais força à região”.

Facilidade logística e rapidez na entrega foram fatores também citados pela japonesa Toyota, que abriu fábrica em Sorocaba no ano passado.

Já a Hyundai, da Coreia do Sul, informou que a decisão de investimento (ela está instalada em Piracicaba) foi tomada antes dos anúncios sobre o aeroporto de Viracopos e o trem-bala, mas considerou a “ligação estratégica por excelentes rodovias” até Campinas, São Paulo e o porto de Santos.

Fonte: 2/1/2013 – Folha de S. Paulo

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