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CONTRAN FIXA PRAZO PARA RETIRADA DE CIRCULAÇÃO DE TANQUES COM EXCESSO DE PESO

Publicado pela ABTLP

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O CONTRAN publicou a Resolução 627/2016, que passou a permitir aos tanques fabricados entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2007 a obtenção a qualquer tempo de Autorização Específica para circularem com excesso de peso bruto de até 5%.

No entanto, o preço pago por este “benefício” foi muito alto. Foi estabelecido um prazo máximo de vinte anos para a retirada de circulação destes tanques, conforme o seguinte cronograma:

cronograma para retirada de circulacao dos tanques com excesso de 5 porcento

A alegação é a da sempre: o trânsito de veículos com excesso de peso provoca danos exponenciais ao pavimento. Não se levou em conta que, no caso dos tanques, este dano é limitado pela própria capacidade cúbica do equipamento, o que não ocorre com os demais veículos de carga seca. Além do mais, estes tanques normalmente duram mais de vinte anos.

Suspensor de eixo
Apresentado na Fenatran, o caminhão trator modelo FH 6×4, com eixo suspensor da Volvo não estava previsto na legislação de trânsito, que exigia tração 6×4 para veículos com capacidade máxima de tração igual ou superior a 57 t.

Para legalizar o seu uso, o Conselho Nacional de Trânsito acaba de editar a Resolução 628/2016, que altera alguns dispositivos da Resolução 210/06, sobre limites de pesos e dimensões.

Foi modificado artigo 11, que passou a ter a seguinte redação:

Art. 11 A partir de 1º de janeiro de 2011, as Combinações de Veículos de Carga (CVC), de 57 toneladas, serão dotadas obrigatoriamente de tração dupla 6×4 (seis por quatro), podendo suspender um dos eixos tratores somente quando a CVC estiver descarregada, passando a operar na configuração 4X2 (quatro por dois).

Recém lançado também na Europa, o sistema é indicado principalmente quando o motorista roda sem carga e em situações que exigem pouco esforço do caminhão.

Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz 6×4 passa à tração 4×2, onde as rodas são elevadas até 14 centímetros do chão, reduzindo desgaste mecânico e o consumo de diesel. Segundo a marca, o dispositivo gera uma economia de 4% em despesas com combustível.

O acionamento se dá por meio de dois botões localizados no painel de instrumentos. Em modo automático, por exemplo, o sistema impede que o modelo trafegue com carga e o eixo elevado. O 6×4 com eixo suspensor é mais indicado para receber aplicações de carroceria de madeira, tanques para cargas liquidas e graneleiros.

Neuto Gonçalves dos Reis
Diretor Técnico Executivo da NTC&Logística, membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN e presidente da 24ª. JARI do DER-SP.

Fonte: NTC&Logística

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