Informativos ABTLP

Atenção e técnicas de direção podem evitar acidentes de trânsito em dias chuvas

Publicado pela ABTLP

Nos dias de chuva, pistas molhadas e escorregadias, ruas alagadas e baixa visibilidade são os principais fatores que comprometem a segurança no trânsito e favorecem a ocorrência de acidentes. O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, destaca que o cuidado e atenção ao trafegar na chuva deve ser redobrado e cita técnicas de direção que podem ser utilizadas.

“As principais orientações são: dirigir com velocidade reduzida, evitar ultrapassagem e manter a maior distância possível do veículo da frente em caso de frenagem brusca. Isso é importante pois os alagamentos escondem os buracos das ruas e, dirigindo devagar, o motorista consegue perceber com antecedência e desviar com cautela”, explica Eliardo observando que o cidadão, durante as aulas de direção para tirar a CNH nem sempre tem a experiência de praticar em dias de chuva.”

Prática das técnicas de direção na chuva
Para Everaldo Amaral, que é instrutor de direção há 13 anos, todos recebem as orientações necessárias, mas é na prática que o novo motorista ou piloto vai conseguir vivenciar as dificuldades de trafegar nas ruas em dia de chuva. “Portanto, para o motorista iniciante, a atenção deve ser ainda maior. E, se sentir insegurança, o mais aconselhável é interromper a viagem e estacionar em local permitido e seguro até que a chuva cesse”, orienta.

Ele destaca que os cuidados devem começar antes mesmo de o motorista sair de casa para encarar a chuva. “Manter a manutenção em dia tanto do carro quanto da moto é essencial. Manter as palhetas dos limpadores de para-brisa em bom estado para auxiliar na visibilidade, verificar o fluido de freio, os discos, pastilhas e cilindros para garantir que o sistema de freios esteja em pleno funcionamento. Além disso, verificar o óleo do motor e água do radiador principalmente em veículos mais antigos são alguns exemplos. É muito comum nos deparamos com veículos que quebram durante o trajeto em dias de chuva”, observa.

Aquaplanagem
Segundo o instrutor, a aquaplanagem é um fenômeno comum de acontecer e muito perigoso. Isso porque o motorista ou piloto perde completamente o controle do veículo podendo causar graves acidentes, principalmente quando envolve motoristas sem muita experiência. Pneus em más condições de uso, por exemplo, aumentam as chances de aquaplanagem.

Ela ocorre quando, na pista molhada, uma camada de água se forma entre o pneu e o solo.

“A sensação é de que o veículo flutua e, caso isso aconteça, a ordem é não frear pois as rodas podem travar e provocar o capotamento do carro quando o contato com a pista se restabeleça! O motorista precisa manter o volante em linha reta, tirar o pé do acelerador e aguardar até que o carro volte a se estabilizar, o que pode durar alguns segundos”, explica Everaldo.

Enchentes
Outro cuidado indispensável que motoristas devem ter é evitar trechos muito alagados, principalmente túneis. “O motorista precisa analisar a situação. Ou seja, observar se outros veículos estão passando com tranquilidade. E, se a água estiver passando da metade da altura da roda, a orientação de segurança é buscar um trecho alternativo”.

Porém, o instrutor explica que se o motorista decidir atravessar ele precisa usar apenas a primeira marcha em rotação alta para garantir mais força para superar a resistência da água. Nunca mudar de marcha ou, por exemplo, parar o carro durante a travessia.

“Nesses trechos o perigo durante a passagem é que ondas de água formadas por outros carros que também fazem a travessia entrem no motor e ocorra o que se chama de afogamento. Nessas situações, o mais recomendado é não tentar dar partida no motor. O melhor é parar o veículo, empurrar até o local seco mais próximo assim como chamar um reboque”, finaliza.

Fonte: Portal do Trânsito e Mobilidade

Deixe um comentário