Informativos ABTLP

ANTAQ reduz tempo de trâmite de pedidos de reajustes tarifários dos portos

Publicado pela ABTLP

Tempo médio de trâmite de pedidos de reajustes tarifários caiu pela metade, saindo de seis meses para três meses

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ diminuiu o tempo de trâmite dos pedidos de reajustes tarifários feitos pelos portos públicos. O tempo que antes chegava a seis meses da entrada do pedido até a sua aprovação foi reduzido para apenas 97 dias, considerando o tempo médio de pedidos semelhantes.

Segundo o gerente de Regulação Portuária da Autarquia, DaxRösler, a redução é resultado da edição da Resolução Normativa nº 32/2019-ANTAQ, que aprimorou os procedimentos para esse tipo de pedido, e do Sistema de Procedimentos de Regulação Tarifária – ProREP, instituído pela Agência para auxiliar as administrações portuárias em matéria tarifária.

De acordo com a Lei nº 10.233/2001, que criou a ANTAQ, compete à Autarquia aprovar as propostas de revisão e de reajuste de tarifas encaminhadas pelas administrações portuárias.

“Antes, a comunicação era praticamente toda feita via papel e ofícios formais. Com o ProREP, tudo passou a ser feito via Sistema, que é uma plataforma 100% web dentro do Portal da ANTAQ”, informou o gerente.

O pedido de reajuste tarifário do Porto de Vila do Conde, aprovado na reunião da Diretoria da Agência, realizada no final de janeiro último, inaugurou a nova sistemática. O requerimento inicial feito pelo porto entrou na Agência em 18 de outubro do ano passado e foi aprovado pela Autarquia em 23 de janeiro último.

A Gerência de Regulação Portuária (GRP), ligada à Superintendência de Regulação, é a porta de entrada dos pedidos de reajuste tarifário na ANTAQ. Cabe ao setor instruir o processo para posterior encaminhamento à Diretoria. Em seguida, o diretor-relator da matéria é sorteado e, na sequência, consulta-se a Procuradoria Federal, que produz o parecer sobre a legalidade da proposta. Vencidos esses trâmites, o processo estará apto a ser pautado para apreciação da Diretoria Colegiada da Agência.

Dax explica que, uma vez aprovada, a proposta é submetida ao Ministério da Infraestrutura, que tem 15 dias para opinar. De posse do aval do Ministério, a ANTAQ pode homologar a decisão, comunicando a aprovação do reajuste à administração portuária.

Garantindo que o processo do Porto de Vila do Conde não é um caso isolado, o gerente informou que a proposta da ANTAQ é reduzir ainda mais o tempo de trâmite dos pedidos de reajuste tarifário das autoridades portuárias. “Nossa meta é reduzir para menos de 90 dias todo o processo”, afirmou.

Estima-se que dentro da GRP, sem contar com o tempo da Diretoria e da PFA, o processo possa ser instruído em menos de 30 dias, caso não haja necessidade de ajustes no projeto da administração portuária. Se necessitar ajustes, o porto dispõe de 15 dias para retificar sua proposta.

Fonte: ANTAQ

Deixe um comentário