Notícias em Destaque Participação da ABTLP

ABTLP PARTICIPA DE 1º ENCONTRO TÉCNICO PROMOVIDO PELA ANTT

Publicado pela ABTLP

No último dia 21 de outubro a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP, participou do 1º Encontro Técnico promovido pela Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, em Brasília/DF, em preparação para a 46ª Sessão do Subcomitê de Peritos em Transportes de Produtos Perigosos das Nações Unidas. O Subcomitê está trabalhando na elaboração da 19ª Edição do Orange Book.

O Brasil acompanha as determinações do Orange Book por meio das Resoluções publicadas pela ANTT que são as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, atualmente estabelecidas pela Resolução ANTT 420/04 e suas complementações, que está baseada na tradução do texto da 11º e 12º Edição do Orange Book.

A tradução do texto da 17ª Edição do Orange Book já está concluída e deve ser publicado no 1º semestre de 2015. A ABTLP foi convidada a participar deste trabalho e teve oportunidade de comentar e sugerir alterações.

Sobre a Reunião dos Peritos, a ANTT disponibilizou à ABTLP os Documentos de Trabalho que serão discutidos em Genebra, na Suíça entre os dias 01 a 09/12/14, a fim de serem analisados.

Foi constituído um Grupo de Trabalho (GT), sob a coordenação da ABTLP para as devidas análises e sugestões.

O GT foi formado pelas Entidades/Empresas:
– ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química;
– ABNT-CB/10 – Associação Brasileira de Normas Técnica – Comitê Brasileiro de Química;
– ABNT-CB/16 – Associação Brasileira de Normas Técnica – Comitê Brasileiro de Transporte e Tráfego;
– ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos;
– ASSOCIQUIM – Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos;
– HAZMAT LAB – Laboratório de Embalagens e Consultoria e
– SINDIGAS – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo.

O GT elaborou um Relatório com comentários para os 45 Documentos de Trabalho disponibilizados pela ANTT. (ST/SG/AC.10/C3/2014/62 ao ST/SG/AC.10/C/2014/106).

O Relatório elaborado pelo GT foi discutido no 1º Encontro Técnico, em 21/10/14, promovido pela ANTT, com representantes da ABIQUIM, ABNT-CB/16, ABTLP, ASSOCIQUIM, CNEN, HAZMAT LAB e INMETRO.

Na Reunião foram discutidos, além dos 45 Documentos de Trabalho, outros dois, também foram analisados mais 6 Documentos Informais.

Para finalizar os Documentos de Trabalho relacionados às baterias de Lítio, serão considerados também os resultados das discussões que estão sendo realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, em conjunto com a International Civil Aviation Organization (ICAO).

Em relação aos demais Documentos, chegou-se a um consenso em todas as propostas apresentadas, evidenciando que o entendimento da ANTT, dos demais Órgãos de Governo presentes e dos representantes do Setor Privado caminham no mesmo sentido.

Com mais este trabalho a ABTLP vem confirmar uma de suas finalidades:
“Colaborar com o Poder Público e com Entidades Congêneres no sentido de Estudar, Avaliar, Aprovar e Divulgar Atos Legais e Normativos, relativos a Movimentação de Produtos Perigosos”.