Open Close
branco

ABTLP MARCA PRESENÇA NA SEGUNDA EDIÇÃO DO CONET&INTERSINDICAL DE 2019

Nos dias 1 a 4 de agosto, o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical) debateu sobre os principais temas da pauta nacional dos transportadores. O Presidente da ABTLP, José Maria Gomes, esteve presente no evento, juntamente com o 1º Vice-Presidente, Oswaldo Vieira Caixeta Junior, e outros diretores e associados da ABTLP, entre eles Armando Massao Abe, Sergio Luiz Pedrosa, João Guimarães Bessa e Joyce Bessa.

Entre os temas debatidos estão a estrutura de representação do transporte junto aos três poderes em Brasília, apresentada pelo presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, que detalhou a articulação feita pela CNT no Executivo, Legislativo e Judiciário e citou como exemplo, a participação do setor empresarial nas negociações de interesse do TRC no ministério da Infraestrutura e a atuação junto aos tribunais superiores.

O CEO da Lifetime/XP Investimentos, Fernando Katsonis, detalhou as principais alternativas financeiras de proteção patrimonial, levantando informações sobre o que há de novo em investimentos, seguros de vida, fundos exclusivos, e previdência privada, oferecendo um panorama do cenário e do mercado nacional e internacional. Katsonis também fez um alerta sobre a necessidade de um planejamento patrimonial adequado em vista de mudanças legislativas em andamento no Congresso Nacional que podem alterar a tributação de dividendos.

Ana Carolina Jarrouge, coordenadora nacional da COMJOVEM, comissão criada pela NTC há 11 anos com o objetivo de atrair e desenvolver o jovem empresário executivo do transporte e da logística, debateu o plano de ação da Comissão de Jovens para o fortalecimento do sistema de representação, com o objetivo de preparar os jovens empresários para uma gestão mais especializada nas empresas ou formar líderes sindicais.

Narciso Figueirôa Junior, assessor jurídico da NTC&Logística, ficou responsável por detalhar a avaliação das negociações coletivas de trabalho no transporte rodoviário, feita pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística.

No fechamento dos debates, com a participação de Valdete Marinheiro, assessora da Federação de São Paulo (FETCESP) e do diretor jurídico da NTC, Marcos Aurélio Ribeiro, foi discutida a posição do setor de transporte de cargas no Brasil sobre a Reforma Tributária. Vander Costa exibiu os resultados de uma pesquisa realizada pela CNT em julho deste ano, que avaliou a percepção dos empresários do setor sobre a importância e a abrangência de uma possível reforma tributária no país, com o objetivo de fornecer insumos para a definição de uma estratégia para os transportadores.

Empresários e suas lideranças manifestaram suas sugestões, discussões e encaminhamentos sobre a análise do comportamento dos fretes em função das condições ambientais de mercado e das políticas empresariais, a expansão gerencial, a evolução técnica e tecnológica, bem como necessidade de engajamento ainda maior do empresariado na vida associativa, o papel do SEST/SENAT e seus novos projetos, a valorização ainda maior da COMJOVEM, a participação no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) de 14 a 18 de outubro em São Paulo e a agenda dos próximos grandes eventos promovidos pela NTC.

A anfitriã do próximo CONET, que será realizado em fevereiro de 2020, será Curitiba, capital do Paraná.

Fonte: NTC&Logística

Ainda não há comentário.

Publique o seu comentário

Comment form

Todos os campos marcados (*) são obrigatórios.