Notícias em Destaque

ABTLP completa 21 anos

Publicado pela ABTLP

Foi no dia 16 de outubro de 1998, em Salvador, na Bahia, que um grupo de empresas transportadoras de produtos perigosos ratificaram a constituição e a fundação da entidade que primeiramente foi chamada de Associação Brasileira de Cargas Líquidas e Produtos Perigosos, tendo a cidade do Rio de Janeiro como primeira sede e o sr. Paulo Teixeira Brandão como primeiro presidente eleito.

Em agosto do ano 2000, a sede foi transferida para São Paulo, unindo-se a outras entidades do setor no Palácio dos Transportes, onde permanece até hoje. Então, em 2003, foi desenvolvido junto aos associados um planejamento estratégico definindo as diretrizes responsáveis por nortear o futuro da entidade, que também teve o nome alterado: Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – nossa querida ABTLP.

Com o passar dos anos, a representatividade da ABTLP evoluiu, promovendo o desenvolvimento contínuo do mercado de transporte de produtos perigosos, além do estudo e tratamento de problemas estruturais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, legislativos e jurídicos relacionados à atividade.

Algumas das maiores vitórias da ABTLP são:

  • IPEM – A desvinculação na aferição do cavalo da carreta no transporte de combustível;
  • CETESB – Liminar que isentou associados da ABTLP do depósito compulsório para recorrer em caso de multas;
  • Polícia Rodoviária – O acréscimo do campo de multas para embarcadores em fiscalizações de veículos;
  • INMETRO – A não pesagem de veículos transportando carga líquida em balanças dinâmicas nas rodovias;
  • Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo – Alteração do PAE (Plano de Ação de Emergência), necessário para obtenção da LETPP, passando para a classe de risco;
  • DENATRAN – Incorporação dos 5% de tolerância adicional para os tanques fabricados entre 2000 e 2007 até o sucateamento do tanque, através da “AE”;
  • ABIQUIM – Acordo de colaboração para criação de agenda de novas normas técnicas que trazem melhorias nas operações das transportadoras de produtos perigosos;
  • Entidades Congêneres (NTC&Logística, FETCESP, SETCESP, ABIQUIM, ABICLOR, ABNT, ASSOCIQUIM, etc.) – Alinhamento das grandes bandeiras e celebração das conquistas do setor em nível nacional.

Hoje completamos 21 anos de história, marcada por personalidades inesquecíveis que infelizmente já se foram, mas deixaram um legado de trabalho e honra. Entre eles estão o sr. José Tardivo e o sr. Paulo de Tarso Martins Gomes.

Esses 21 anos foram apenas o começo de nossa jornada, e aspiramos seguir em frente com força e determinação, buscando melhorias para as transportadoras, para a indústria, para o meio ambiente e para toda a sociedade brasileira, com a expectativas de que muitas conquistas ainda estão por vir.

A cada associado, o nosso muito obrigado por ter feito parte de nossa história e por ter nos permitido fazer parte da sua. Contem conosco!

Deixe um comentário