Informativos ABTLP

ABIQUIM PUBLICA NOVA EDIÇÃO DO SASSMAQ

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

ABIQUIM PUBLICA NOVA EDIÇÃO DO SASSMAQ

Durante o XV Congresso Atuação Responsável, realizado nos dias 12 e 13/08/14, a Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM apresentou aos presentes a 3ª Edição Revisada e Ampliada do Sistema de Avaliação em Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ.

O SASSMAQ é uma ferramenta para avaliação dos Sistemas de Gestão Ambiental, de Saúde, de Segurança e de Qualidade dos Prestadores de Serviços. Ele ajuda as empresas químicas no processo de seleção, qualificação e na definição de planos de ação para melhoria contínua.

Vejamos o número de questões do SASSMAQ ao longo dos anos:

numero de questoes do sassmaq ao longo dos anos

A 3ª Edição está totalmente revisada e ampliada, dentre as várias alterações, encontra-se um novo Elemento, além dos já conhecidos Elemento Central (C) e Rodoviário (Ro), trata-se do Atuação Responsável (AR).

As questões relativas à auditoria do Atuação Responsável são classificadas em dois tipos: Indispensável – que é absolutamente necessário, e Complementar – que acrescenta e completa, estas questões serão aplicadas para empresas que optarem pela avaliação do Atuação Responsável.

Para a nova Edição foram acrescentadas algumas questões e outras foram consolidadas.

Durante o XV Congresso foram identificadas duas inconsistências na 3ª Edição. A Comissão Consultiva SASSMAQ deliberou, em caráter extraordinário, a Errata SASSMAQ 3ª Edição, cujo conteúdo estamos informando a seguir:

Para frota própria e subcontratados

Estava assim
2.9 Controle de idade da frota no questionário
O prestador de serviços deve apresentar relação completa da composição de sua frota própria, agregados e terceiros, (incluindo, veículos e equipamentos), especificando a destinação (tipo de uso no transporte).
• Cavalo-mecânico ou truck – carga a granel – idade máxima de 7 anos.
• Cavalo-mecânico ou truck – carga embalada – idade máxima de 10 anos.

Ficará assim:
2.9 Controle de idade da frota
O prestador de serviços deve apresentar relação completa da composição de sua frota própria, agregados e terceiros, (incluindo, veículos e equipamentos), especificando a destinação (tipo de uso no transporte).
• Cavalo-mecânico ou truck – carga a granel – idade média de 7 anos.
• Cavalo-mecânico ou truck – carga embalada – idade média de 10 anos.
Obs: Fica a critério do contratante em determinar a idade da frota requerida para o seu transporte.

2.3.4 Exames e monitoramento medico – funcionários

Estava assim:
PCMSO contempla para motoristas além da anamnese os seguintes exames (na admissão, periódico e demissão): oftalmológico, audiometria, eletroencefalograma, eletrocardiograma, hemograma completo.

Ficou assim:
PCMSO contempla para motoristas na admissão e periódico além da anamnese os seguintes exames: oftalmológico, audiometria, eletroencefalograma, eletrocardiograma, hemograma completo. Na demissão valem os exames pedidos pelo médico.”

Esta nova revisão está com previsão de entrar em vigor a partir de 2015 com validade para aplicação a partir de 180 dias da publicação.

Fonte: ABIQUIM