Mais Notícias

2º Fórum Nacional de Logística de Biocombustíveis

Publicado pela ABTLP

No último dia 24 de setembro de 2013, aconteceu no Rio de Janeiro o 2º Fórum Nacional de Logística de Biocombustíveis, promovido pela Revista Ecoenergia em parceria com a Federação das Câmaras de Comércio Exterior.

O evento foi divido em dois painéis, tendo como tema o primeiro Painel Sucroenergético e o segundo Painel sobre Logística.
O objetivo do evento foi dar uma visão geral da Logística de Biocombustíveis Brasileira através e uma análise profissional dos modais existentes.

O primeiro Painel Sucroenergético teve como Moderador o Sr. Luiz Gustavo Figueiredo, Diretor da Alta Mogiana e teve os seguintes temas discutidos: Avaliação de Safra Brasil: Desafio a curto prazo; Etanol: Efeito na logística em 2020; Economia Brasileira; Contatos de Etanol & Logística; Cenário Logístico Brasileiro; Impacto da Lei dos Portos e Sustentabilidade.

2o forum nacional de logistica de biocombustiveis_participacao abtlpO segundo Painel sobre Logística teve como Moderador o Sr. Paulo de Tarso Martins Gomes, Presidente da ABTLP, e teve os seguintes temas debatidos: Desafio para o transporte de biocombustíveis (Visão do embarcador); Produtividade na Cadeia Logística de Exportação; Corredores Logísticos do Etanol e Açúcar e Logística Ferroviária Brasileira.

Sobre os Biocombustíveis:
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.

Algumas vantagens do uso de biocombustíveis:
– Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO²), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
– Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
– Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);
– Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustíveis);

Algumas desvantagens do uso de biocombustíveis:
– Consome grande quantidade de energia para a produção;
– Aumento do consumo de água (para a irrigação das culturas);
– Redução da biodiversidade;
– Devastação de áreas florestais (grandes consumidores de CO²) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis.

2o forum nacional de logistica de biocombustiveis_biodieselSobre o Biodiesel:
O Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.

Esse biodiesel substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.

Acompanhando o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990 aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social.

Deixe um comentário