Informativos ABTLP

14 petroleiras se habilitam para leilão de excedentes da cessão onerosa, diz ANP

Publicado pela ABTLP

Quatorze petroleiras se habilitaram para participar do Mega Leilão dos excedentes da cessão onerosa. A Petrobras é a única empresa nacional.

A lista das estrangeiras habilitadas para a rodada inclui a BP (Reino Unido), Chevron (EUA), CNODC (China), CNOOC (China), Ecopetrol (Colômbia), Equinor (Noruega), ExxonMobil (EUA), Petrogal (Portugal), Petronas (Malásia), QPI (Catar), Shell (Reino Unido), Total (França) e Wintershall Dea (Alemanha).

O nome das empresas que manifestaram interesse na rodada e foram habilitadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi publicado nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União.

O acordo da chamada “cessão onerosa” foi fechado pela Petrobras com a União em 2010 e permitiu à estatal explorar 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal na Bacia de Santos, sem licitação. Em troca, a empresa pagou R$ 74,8 bilhões.

De lá para cá, no entanto, descobriu-se que a reserva é bem maior – um excedente estimado em até 15 bilhões de barris adicionais. É a exploração desse excedente que será leiloada.

A licitação está marcada para 6 de novembro e vai ofertar os excedentes (volumes superiores aos 5 bilhões de barris que a Petrobras tem o direito de produzir) de quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos: Búzios, Itapu, Atapu e Sépia.

O bônus de assinatura total do leilão previsto é de R$ 106,5 bilhões.

Fonte: G1 / Foto: Divulgação/Petrobras

Deixe um comentário